Visite a Drogaria Castro Meira em Pedra Grande/RN

Visite a Drogaria Castro Meira em Pedra Grande/RN

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Hospital Walfredo Gurgel tem novas regras para atendimento


Na manhã desta terça-feira, 28, promotoras de saúde de Natal e de algumas cidades do interior do RN, Conselho Estadual de Saúde e representantes da Secretaria Estadual de Saúde, SAMU e direção do Hospital Walfredo Gurgel se reuniram para discutir o novo modelo de atendimento que está sendo implantado desde o carnaval 2012 no maior hospital púbico do Rio Grande do Norte.

A nova proposta funciona através de classificação de risco, que objetiva realizar seleção entre as pessoas que procuram o Hospital Walfredo Gurgel para atendimento em busca de atendimento.

Segundo o médico Luis Roberto, o novo sistema de classifica os pacientes de acordo com a gravidade de cada caso. Atualmente os pacientes são classificados em quatro cores: vermelho, amarelo, verde e azul, nesta ordem, tendo o vermelho como os casos mais graves e assim sucessivamente.

A promotora da saúde de Natal, Iara Pinheiro, fez questão de frisar que muitos municípios encaminham pacientes que poderiam ser tratados nas unidades de saúde da própria cidade de onde muitas vezes vêm pessoas para o Walfredo Gurgel.

De acordo com o Diretor do Hospital, Mozart Dias, há poucos dias foram liberados cerca de 170 pacientes que estavam aguardando cirurgias e que estavam ocupando espaço no hospital. Com essa medida muitas macas que se encontravam pelos corredores foram retiradas.

No Hospital Walfredo Gurgel diminuíram as macas, mas ainda existe muita gente pelos corredores.

Com o novo modelo os pacientes que não se encaixarem dentro dos critérios definidos não poderão permanecer no Walfredo e serão devolvidos. Fato que preocupa em muito a quem conhece a forma como funciona a maioria das unidades de saúde do interior do estado.

O perigo que se apresenta é o risco de tudo continuar como antes e, em se confirmando esta hipótese, o cidadão vir a pagar com o seu sofrimento mais esta conta. É esperar para ver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário