Visite a Drogaria Castro Meira em Pedra Grande/RN

Visite a Drogaria Castro Meira em Pedra Grande/RN

sábado, 29 de março de 2014

Governadora Rosalba Ciarlini entrega títulos de posse de terra a agricultores de Touros.


Localizada há aproximadamente 21 quilômetros de Touros, moradores do povoado Santa Luzia vieram até a sede do Idema, na manhã desta sexta-feira (28), para receber das mãos da Governadora Rosalba Ciarlini o documento que certifica a posse de terra aos agricultores. 

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Assuntos Fundiária (SEARA), entregou ao todo 244 títulos aos moradores da cidade e adjacências.Vizinhas há quase 50 anos, Maria da Paz Miranda, de 68 anos e Maria Belchior, de 77, foram juntas receber o documento, que autentica a posse e assegura a propriedade. “Durante quase 50 anos nós fomos posseiras, mas agora com esse documento eu posso dizer que a terra é minha”, disse Maria Belchior.Maria da Paz diz não ter razões para se desfazer da propriedade mas a segurança do título oferece essa possibilidade. 

“É uma felicidade muito grande ter finalmente essa escritura, se eu quiser até posso vender a minha terra agora, mas vou deixar tudo para os meus filhos e netos”, declarou Maria da Paz.A entrega de títulos de terra acontece em o todo o Rio Grande do Norte.  Nos últimos três anos o Governo do Estado já entregou cerca de cinco mil títulos, a maior ação já realizada no Rio Grande do Norte.Para a chefe do Executivo Potiguar, essa também é uma forma de transformar um RN em um estado mais justo e desenvolvido. “Essa entrega representa muito para o nosso Governo, é a certeza de que agora o agricultor pode ter acesso às políticas públicas. Vamos ver acontecer o trabalho, a garra e a coragem que o homem do campo tem, com a segurança jurídica que eles tanto merecem”, afirmou a Governadora.  

Todos os títulos de terra que foram entregues são denominados de títulos de domínio, mediante doação, ou seja, serão concedidos aos agricultores que residem em uma terra devoluta do Estado, isto é, sem documentação.Ainda participaram da solenidade o secretário de Assuntos Fundiários, Rodrigo Fernandes; o diretor-presidente do Idema, Jamir Fernandes; o superintendente do Incra, Valdir Alves e o gerente executivo do Banco do Nordeste, Orlando Gadelha.

Os títulos são fruto de um convênio firmado entre Estado do RN, por meio da SEARA, e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA).

Publicidade
Visite a Drogaria Castro Meira em Pedra Grande/RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário