A Unidade Móvel de Controle da Qualidade da Água (UMCQA) encaminhada pela Superintendência Estadual da FUNASA no Rio Grande do Norte(SUEST/RN), chegou ao município de Touros, nesta quarta-feira(7), com o objetivo de realizar análises da água de todos os poços da área urbana que serão utilizados para abastecimento.
O presidente do SAAE, Jacy Silva do Nascimento, relatou a visita da FUNASA que é de suma importância para o município, visto que é uma preocupação do prefeito Ney Leite. “Esse é um dos compromissos de campanha da atual gestão, de que Touros tenha água de boa qualidade. E, para que isso se concretize o SAAE uniu-se a FUNASA através de convênio, que ao meu ver, não existe melhor caminho para atingir o nosso objetivo que é ter água de qualidade para a população”, concluiu Jacy.
Cabe aos técnicos fazerem análises físico-químicas e bacteriológicas da água de Touros, que segundo Isaura Amália de Medeiros Azevedo, farmacêutica bioquímica da FUNASA, responsável pelo controle e qualidade da água “primeiro será feito um levantamento das águas que são levadas diretamente para os poços, inclusive comparando os que tem e os que não tem cloração. Em seguida, será analisada a água de pontos da cidade como escolas, hospital e coletar a água para ver como estar chegando na ponta da rede para descobrir se é de qualidade”, relatou a farmacêutica.
Atualmente, Touros tem 11 poços, que serão devidamente analisados pela equipe da FUNASA que entregarão um laudo ao SAAE e a Prefeitura.
Dione -Touros1501
Nenhum comentário:
Postar um comentário