Parte da população de São Miguel do Gostoso já se deu conta destes benefícios. Muita gente tem comprado bicicleta como meio de locomoção e para praticar exercícios. Hoje há uma tendência em todo o mundo de deixar carro e moto em casa e ir trabalhar de bicicleta.
Já há ciclistas mais tarimbados em São Miguel do Gostoso e região. Edson, da Urca do Tubarão; Eugênio, do Bodega Café; Gilson Venâncio, do Supermercado Venâncio – todos eles já são craques da bicicleta. Costumam percorrer longos trechos do litoral ou quilômetros de trilhas de terra.
Mas há muitos outros adeptos da bicicleta em São Miguel do Gostoso. A prefeita Fátima Dantas já adquiriu sua bicicleta e está fazendo caminhadas pelas vias e ruas da cidade. Um grupo de ciclistas faz o trajeto entre Touros e São Miguel do Gostoso (foto), nas tardes das sextas-feiras.
A Prefeitura local já está providenciando ciclofaixas na cidade. A via que dá entrada a São Miguel do Gostoso foi feita com 11 metros de largura para que sobrem faixas laterais para bicicletas. O projeto de revitalização da lagoa do Cardeiro também prevê a construção de ciclofaixas.
Um grupo de jovens da Amjus, uma ONG da cidade, criou uma agência para atender a visitantes, levando-os para visitar, de bicicleta, pontos turísticos da cidade. Os jovens acompanham os turistas por roteiros que percorrem trechos do litoral ou por estradas de terra, visitando distritos do município.
A tendência é São Miguel do Gostoso criar uma associação de ciclistas. A principal atividade desta entidade será lutar para que motoristas de veículos respeitem os ciclistas. Uma destas medidas, prevista no Código de Trânsito, é a que determina uma distância de 1,5 metros do carro para a bicicleta.
Emanuel Nery
Publicidade
Nenhum comentário:
Postar um comentário