Fotos: André Correia Blog Folha de Pedra Grande/RN |
Quer conhecer um paraíso? Visite a Praia do Marco, fica entre Pedra Grande e São Miguel de Gostoso aqui no Rio Grande do Norte, praia aconchegante, própria para o descanso, com piscina natural, banho de lama no qual as pessoas antigas falam que é medicinal, bom para a pele, arrecifes, e o principal: o 1° marco colonial implantado no Brasil, boa para prática de windsurfe, boa para pesca, muitas áreas virgens ainda sem ser habitada.
Formada por dunas enormes, a praia do Marco é conhecida como Dunas do Vespúcio (uma homenagem a Américo Vespúcio, que integrava a expedição de Lemos). Apesar da importância histórica desse marco colonial, o fato é conhecido, no geral, apenas por estudiosos e historiadores. Existem investigações e até livro publicado sobre a história do Marco que para maior parte da população estava incógnito.
Por ordem real do rei D. Manuel I, 03 embarcações comandada pelo o capitão-mor André Gonçalves, Gaspar de Lemos e Américo Vespúcio, deixaram Portugal com destino a nova terra. Dia 07 de Agosto de 1501 a frota chegou à orla marítima da cidade de Touros na divisa dos municípios de São Miguel de Gostoso e Pedra Grande: praia do Marco. O Marco mede 1 metro e 28 centímetros de altura, 20 cm de espessura, e 30 centímetros de largura, seu contorno é de 1 metro e 5 centímetros de largura. Foi feito de mármore branca com granulação fina com escudo da coroa Portuguesa e o desenho da Cruz da Ordem dos Cavaleiros de Cristo. Do ponto de vista jurídico, pode-se dizer que o Brasil nasceu, para conhecimento de outras nações, no Rio Grande do Norte.
Publicidade
Nenhum comentário:
Postar um comentário