O programa 'Pai Presente' foi renovado na semana passada com o Governo do Rio Grande do Norte. Com isso, foi retomada a oferta gratuita de exames de DNA para pessoas com baixa renda e que possuem processos abertos na Justiça. Segundo a clínica DNA Center, responsável pelos exames, o propósito é descobrir ou confirmar casos de paternidade.
Terão prioridade os procedimentos que não foram realizados em 2013. Para este ano, estão assegurados 600 exames, sendo 450 com entes vivos e 150 envolvendo pessoas que já morreram. Os testes são custeados pelo governo. Exames particulares custam R$ 545. Para o ente público, é cobrado 50% deste valor.
“São exames para processos de reconhecimento de paternidade que estão pendentes na Justiça. A maioria dessas famílias não tem condições de pagar pelo teste de DNA, por isso a parceria é tão importante. Vamos realizar os exames no próprio laboratório DNA Center em Natal. O procedimento é simples: a coleta de material genético é feito sempre com a presença da mãe, filho e suposto pai. Nos casos em que o exame dá um resultado negativo, o procedimento é repetido”, destaca o bioquímico Roberto Chaves.
G1 RN
Publicidade
Nenhum comentário:
Postar um comentário