O secretário estadual de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Rogério Marinho considerou “frustrante” o desempenho do Rio Grande do Norte no leilão de projetos eólicos A-3 em que nenhum dos 71 projetos foi contratado pela insegurança energética das linhas de transmissão.
“Com certeza foi um desempenho frustrante não ter conseguido nenhum projeto, fomos prejudicados com a mudança das regras em que o comprador tem que garantir o escoamento energético produzido, pelo fato do Estado não ter a conectividade necessária com as linhas de transmissão”, afirmou Marinho.
Ainda segundo Rogério o cenário só deverá voltar a ter um cenário favorável no segundo semestre de 2014, com a possibilidade das linhas de transmissão que serão licitadas estarem instaladas.
“Acredito que no segundo semestre de 2014, após o leilão que o Governo Federal prometeu realizar no primeiro trimestre aconteça a recuperação da competitividade do Rio Grande do Norte aconteça com a capacidade de gerar 3 Gigawatts de energia eólica”, explicou Marinho.
Mesmo com o próximo leilão de energia eólica daqui a um mês, o A-5, Rogério acredita que o desempenho do RN ainda não será plenamente recuperado. “É possível que haja uma melhora com a longevidade do prazo para geração de energia, mas somente após as instalações dos linhões no segundo semestre de 2014 haja um desempenho favorável”, finalizou Rogério.
Fonte: Portal NoAr
Nenhum comentário:
Postar um comentário