Visite a Drogaria Castro Meira em Pedra Grande/RN

Visite a Drogaria Castro Meira em Pedra Grande/RN

sábado, 30 de maio de 2015

Assentados inauguram feira agroecológica em São Miguel do Gostoso/RN.

Foi inaugurada, na noite desta quinta-feira (28), a Feira Agroecológica da Reforma Agrária de São Miguel do Gostoso, município turístico do litoral potiguar, a cerca de 102 quilômetros de Natal, capital do Rio Grande do Norte. Na feira - que acontece a cada 15 dias, das 18h às 22h, na Rua dos Camboeiros, 245, no Centro da cidade -, serão comercializados os alimentos e peças de artesanato produzidos em 12 assentamentos dos municípios de São Miguel do Gostoso, Touros e Pedra Grande, na região do Mato Grande.

A organização da feira é do Instituto Potiguar de Desenvolvimento de Comunidades (Idec), entidade contratada pela Superintendência Regional do Incra no Rio Grande do Norte para executar serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) nos 12 assentamentos, beneficiando 945 famílias assentadas.

De acordo com a assistente social e coordenadora-geral do Idec, Maria Lúcia da Cunha, a produção destes assentamentos era comercializada até o mês de abril em Natal, em uma feira realizada quinzenalmente, nas manhãs de sexta-feira, durante pouco mais de um ano, no Espaço Cultural Rui Pereira - popularmente conhecido como beco do Zé Reeira -, na Cidade Alta. “A feira de Natal ficava muito distante dos assentamentos. Nós tínhamos que começar a passar nos assentamentos por volta da 1h da madrugada ou disponibilizar alojamento para os assentados que comercializavam na capital. Então, surgiu a ideia de transferirmos a feira para São Miguel do Gostoso”, explicou Maria Lúcia.

Para conquistar clientela para a nova Feira Agroecológica, o Idec usou um carro de som para divulgação e visitou hotéis e pousadas de São Miguel do Gostoso. Os primeiros clientes da feira foram recebidos, nesta quinta-feira (28), ao som de forró pé-de-serra.

Para Maria Lúcia, também é importante manter os clientes da feira que era realizada em Natal. “Entramos em contato e vários se interessaram em receber em casa os alimentos que eles costumavam comprar na feira que fazíamos na capital. Estamos estudando como será feita esta logística”, disse a coordenadora-geral do Idec.

No início, os produtos comercializados ficarão expostos em barracas alugadas enquanto o Incra/RN espera a chegada dos kits do projeto Feira Modelo da Reforma Agrária. Em sua primeira etapa, a iniciativa vai beneficiar cerca de mil famílias assentadas do Nordeste com barracas padronizadas, lonas plásticas, tapadeira em lona com a logomarca da feira, sacolas plásticas biodegradáveis, bonés, aventais, caixas plásticas para o transporte e acondicionamento de produtos, caixa térmica, placas de identificação com o nome assentamento, sua localização e a quantidade de famílias assentadas. 

“Por ser a primeira edição da feira não esperávamos que fosse ter uma aceitação tão boa, que fossemos receber clientes tão diversificados. A população abraçou mesmo a feira, que foi além das nossas expectativas”, afirmou Maria Lúcia. “Alguns clientes compravam, iam deixar os produtos em casa e voltavam para comprar mais”. A qualidade dos alimentos agroecológicos foi elogiada pelos clientes, segundo Maria Lúcia. “Os assentados venderam quase tudo que levaram para a feira”, disse

Os cerca de 20 assentados-feirantes da Feira Agroecológica da Reforma Agrária de São Miguel do Gostoso pertencem aos seguintes assentamentos: Antônio Conselheiro, Santa Fé, Boa Esperança, Ouro Brando e Canto da Ilha (do município de São Miguel do Gostoso); São Sebastião II, Canudos, Planalto do Retiro, Colorado, Chico Mendes e Quilombo dos Palmares (Touros); e Bonsucesso (Pedra Grande).

Entre os produtos comercializados na feira estão hortaliças como alface, espinafre, rúcula, couve, coentro e cebolinha; frutas da estação; feijão verde; macaxeira, batata e inhame; mel de abelha; galinha caipira; e peças de artesanato.

Assessoria de Comunicação Social do Incra/RN
(84) 4006-2186
http://www.incra.gov.br/rn

Publicidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário