Lagosta apreendidas na praia de Muriú |
Uma tentativa de desembarcar 190 quilos de lagosta ilegal foi impedida na noite de quinta-feira (10) por agentes do Ibama e policiais militares do Bope, na praia de Muriú, município de Ceará Mirim, na região metropolitana de Natal. As lagostas estavam a bordo da embarcação Magnus e seriam descarregadas na calada da noite.
Junto do carregamento havia ainda um filhote de tubarão-lixa, espécie inofensiva e ameaçada de extinção cuja captura é proibida.
A embarcação foi apreendida e seu proprietário deverá ser multado em cerca de R$ 20 mil. Além da multa deverá responder por crime ambiental, ficando sujeito a detenção por até três anos.
A ação, que faz parte da Operação Renascer de combate à pesca ilegal, teve início por volta das 21h, quando as equipes chegaram a Muriú. Segundo o coordenador da ação, Pedro Luiz Ribeiro dos Santos, alguns pescadores ainda tentaram incitar a população a virar a viatura do Ibama, mas foram contidos pelo Bope. Não houve prisões e a área ficou isolada para a retirada do pescado ilegal.
Após o descarregamento, feito a nado por agentes do Ibama e policiais militares, houve a constatação do dano: muitas lagostas estavam ovadas, o que certamente vai afetar a reposição natural da espécie.
Assis Silva
Publicidade
Nenhum comentário:
Postar um comentário