Termina na próxima sexta-feira a Campanha Nacional de Vacinação contra a dengue. No Rio Grande do Norte a meta é vacinar 80% da população dos grupos elegíveis, que são: idosos com 60 anos e mais de idade, gestantes, crianças na faixa etária de seis meses a menores de dois anos e trabalhadores de saúde.
Nas crianças a vacina é aplicada em duas doses com intervalo de 30 dias entre cada dose. Para os adultos a dose é única. Para a campanha, foram disponibilizadas no Estado 100 mil doses da vacina contra a gripe. A vacina protege contra os três principais vírus que circularam no hemisfério Sul em 2010, entre eles o da influenza A (H1N1).
Realizada desde 1999, a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe era direcionada, até o ano passado, aos idosos e indígenas. Este ano, pela primeira vez, foram incluídos três novos grupos: crianças (6 meses a menores de dois anos), mulheres grávidas em qualquer fase da gestação e trabalhadores dos serviços de saúde.
A única contraindicação é para pessoas com alergia severa à proteína do ovo ou a doses anteriores da vacina contra a gripe. Essas pessoas não devem se vacinar. Para pessoas que apresentam doenças agudas febris moderadas ou graves no momento da vacinação, recomenda-se que a vacinação seja adiada até a resolução do quadro.
Campanha RN
• Número de doses recebidas: 100 mil
• Número de postos de vacinação: 1.746
• Meta de vacinação: 80% dos grupos elegíveis – Idosos com 60 anos e mais, Crianças de 6 meses a menores de 2 anos, Gestantes, Trabalhadores de saúde.
• Número de pessoas envolvidas na ação da campanha: 8.373
Nenhum comentário:
Postar um comentário