“Trilha das Conchas” entre Natal e São Miguel do Gostoso oferece opção de treino ao Caminho de Santiago de Compostela
O Rio Grande do Norte vai ganhar a primeira trilha oficial preparatória do Caminho de Santiago de Compostela. Batizada de “Trilha das Conchas”. A iniciativa pretende oferecer aos peregrinos do famoso caminho europeu um roteiro estruturado para treinar em qualquer época do ano.
Rotas
Situada entre Natal e São Miguel do Gostoso, a “Trilha das Conchas” compreende um percurso de 120 KM e pode ser percorrida a pé ou de bicicleta.
Foram traçadas três opções de rota.
A primeira rota segue pelo acostamento da BR 101, que é um percurso mais retilíneo, sinalizado e relativamente conhecido por frequentadores das praias do Litoral Norte.
A segunda é pela beira-mar, quase o tempo todo em areia solta.
E a terceira opção, entre a BR 101 e o mar, por estradas vicinais, propriedades particulares. Nesta terceira opção, haverá setas indicadoras do caminho.
Ao longo das rotas, serão credenciadas pousadas, alojamentos e outras estruturas de hospedagem.
Etapas
A trilha foi planejada para ser cumprida em até sete etapas, a depender do plano de treino do peregrino. Cada etapa tem em média 20 KM, portanto, possível de ser percorrida em um dia. São estes os trechos:
Etapa 1 – Natal/Genipabu (21 KM)
Etapa 2 – Genipabu – Maxaranguape (24 KM)
Etapa 3 – Maxanraguape – Pititinga (20 KM)
Etapa 4 – Pititinga – Rio de Fogo (23 KM)
Etapa 5 – Rio de Fogo – Touros – (14 KM)
Etapa 6 – Touros – Urca do Tubarão (15 KM)
Etapa 7 – Urca do Tubarão – São Miguel (10 KM)
Ponto de partida
Seja qual for a opção de rota, o ponto de partida oficial da “Trilha das Conchas” é a Igreja de Santiago, que pertence à Paróquia de Santana, localizada à avenida Itapetinga, no bairro de Santarém, na Zona Norte de Natal. Essa é a única igreja do RN dedicada ao santo apóstolo.
Cada um faz no seu ritmo.
Os idealizadores da trilha pretendem instituir “credencial do peregrino” e “certificado”, além de outros procedimentos.
A intenção é oferecer condições de treino semelhantes a de muitos trechos do caminho europeu.
A “Trilha das Conchas” pode se tornar referência de encontro daqueles que já foram a Santiago de Compostela (Espanha) na condição de peregrino. Ou de quem pretende um dia fazer o Caminho.
Inauguração da trilha
A inauguração oficial da trilha está prevista para em julho, com uma peregrinação iniciando no dia 19 e encerrando-se no dia 25, data em que se comemora o aniversário do Apóstolo Santiago.
Neste dia, será aberto à visitação pública um santuário dedicado ao apóstolo, na cidade de São Miguel do Gostoso (RN). O santuário foi construído com recursos próprios por uma moradora local, que fez o “caminho francês” duas vezes.
O local destina-se a ser também um memorial dos peregrinos do RN que já fizeram uma das etapas do Caminho de Santiago de Compostela.
Publicidade
Nenhum comentário:
Postar um comentário