Há 50 dias, o Governo do Estado, por meio do Departamento de Estradas e Rodagens (DER), começou o trabalho de construção da obra dos dois acessos ao futuro Aeroporto Internacional Governador Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante. De acordo com o Executivo, as obras atingiram 30% de conclusão, enquanto o terminal, o primeiro a ser erguido pela iniciativa privada no Brasil, está 80% pronto.
|
Fotos aéreas cedidas pelo Governo do Estado mostram andamento das obras de acesso ao novo aeroporto |
Segundo o Governo, o acesso Norte ao aeroporto será entregue no final de março. A via tem 11 quilômetros, dos quais seis são na própria BR-406, em trecho que está sendo duplicado (a chamada Via Metropolitana), e outros cinco quilômetros ligando a BR-406 ao aeroporto. Esse trecho está 25% concluída.
A obra já passou da fase de desmatamentos e cercamentos, terraplanagem (ambas concluídas nos dois acessos) e pavimentação, e está sendo executada por cerca de 120 máquinas e 200 operários. “Os prazos estão mantidos e a população pode ter a garantia de que os acessos serão entregues pelo Governo do Estado junto com o novo aeroporto”, declarou o Secretário Extraordinário da Copa e diretor do DER, Demétrio Torres.
O acesso Sul, que tem 17 quilômetros de extensão, está 7% concluído, será entregue no final de maio, e ligará o aeroporto à BR 304, na altura de Macaíba, e daí a BR 101. Essa obra tem um ritmo mais lento por causa das desapropriações de terras e da extensão.
A obra dos acessos ao novo aeroporto tem um custo de R$ 73 milhões, executada com recursos obtidos por meio de um financiamento do Governo do Estado junto à Caixa Econômica Federal. No projeto original, orçado em R$ 7 milhões, só havia um acesso, o Norte, pelo bairro de Igapó, na Zona Norte de Natal, mas a proposta foi modificada pelo Governo.
A obra já passou da fase de desmatamentos e cercamentos, terraplanagem (ambas concluídas nos dois acessos) e pavimentação, e está sendo executada por cerca de 120 máquinas e 200 operários. “Os prazos estão mantidos e a população pode ter a garantia de que os acessos serão entregues pelo Governo do Estado junto com o novo aeroporto”, declarou o Secretário Extraordinário da Copa e diretor do DER, Demétrio Torres.
O acesso Sul, que tem 17 quilômetros de extensão, está 7% concluído, será entregue no final de maio, e ligará o aeroporto à BR 304, na altura de Macaíba, e daí a BR 101. Essa obra tem um ritmo mais lento por causa das desapropriações de terras e da extensão.
A obra dos acessos ao novo aeroporto tem um custo de R$ 73 milhões, executada com recursos obtidos por meio de um financiamento do Governo do Estado junto à Caixa Econômica Federal. No projeto original, orçado em R$ 7 milhões, só havia um acesso, o Norte, pelo bairro de Igapó, na Zona Norte de Natal, mas a proposta foi modificada pelo Governo.
Tribuna do Norte
Publicidade
Nenhum comentário:
Postar um comentário