Plenária da 5ª Conferência das cidades do RN Foto: André Correia Blog Folha de Pedra Grande/RN |
Apresentação Cultural Foto: André Correia Blog Folha de Pedra Grande/RN |
Plenária da 5ª Conferência das cidades do RN Foto: André Correia Blog Folha de Pedra Grande/RN |
Após mobilizar 12 mil pessoas em todo o Rio Grande do Norte na discussão dos problemas urbanos dos respectivos municípios, principalmente moradia, saneamento e transportes, está sendo realizada a 5ª Conferência Estadual das Cidades nesta quarta (18) e quinta-feira (19), no auditório da Escola de Governo, no Centro Administrativo. O evento reuniu mais de 530 participantes oriundos de 144 municípios do Estado que realizaram conferências municipais.
Eles participam na condição de delegados e convidados, trazendo propostas dentro do tema da 5ª Conferências “Quem muda a cidade somos nós: Reforma Urbana Já”. A solenidade de abertura aconteceu às 9h30 desta quarta-feira (18) com o “Balanço da etapa municipal da 5ª Conferência das Cidades do RN”, seguida de apresentação cultural. Às 10h30, conferência magna sobre o tema do evento na perspectiva da construção do Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano, pelo especialista em Infraestrutura do Departamento de Articulação da Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental do Ministério das Cidades, Alexandre Araújo Godeiro Carlos.
A programação continuou até 13h com aprovação do Regulamento da Conferência. A Conferência foi presidida pelo Secretário de Planejamento, Francisco Obery Rodrigues Junior, presidente do Conselho das Cidades. A coordenadora da Comissão Executiva da Conferência Estadual, Ivani Matias destacou que esta é a maior conferência realizada no Rio Grande do Norte, sendo o segundo Estado do país que conseguiu, proporcionalmente, atingir o maior número de municípios.
Ivani informou que na quarta-feira à tarde, todos os participantes estarão divididos em quatro grupos de interesse, discutindo os assuntos: “Participação e Controle Social no Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano-SNDU”; “Fundo Nacional de Desenvolvimento Urbano-FNDU”; “Instrumentos e Políticas de Integração Intersetorial e Territorial”; e “Políticas de Incentivo à Implantação de Instrumentos de Promoção da Função Social da Propriedade”. Na quinta feira (19), a partir das 8h30, haverá continuação dos trabalhos em grupo.
À tarde, às 14h, a Plenária Final com apresentação e votações das propostas dos grupos de trabalho, eleição dos delegados para a Conferência Nacional das Cidades que acontecerá nos dias 20, 22, 23 e 24 de novembro em Brasília.
Nenhum comentário:
Postar um comentário