Vista área da cidade de Guamaré |
Conhecida uma área localizada às margens das marés dos rios Miassaba e Aiatoá. Nos idos de 1605, a região recebeu a presença do homem branco quando o Capitão Pero Coelho, juntamente com sua família e soldados sobreviventes de uma tentativa frustada de colonizar o Ceará, aportaram na localidade.
No ano de 1783, o português João Francisco dos Santos depois de ter conseguido se salvar com toda sua tripulação de uma grande tempestade em alto mar, aportou na localidade de Guamaré e lá mandou construir a capela de Nossa Senhora da Conceição como prova de sua gratidão pela graça alcançada.
O desenvolvimento da comunidade deu-se graças à pesca abundante na localidade e à existência de salinas naturais. Em 1837, os moradores da área pretendiam criar a Vila Imperial de Guamaré, mas não foram atendidos pela Assembléia Legislativa. Depois de muitos anos, no dia 7 de maio de 1962, por força da Lei no 2.744, Guamaré desmembrou-se de Macau e tornou-se município do Rio Grande do Norte. Hoje, 7 de Maio de 2013, o município completa 51 anos de Emancipação Politica
Guamaré em Dia
Nenhum comentário:
Postar um comentário