Visite a Drogaria Castro Meira em Pedra Grande/RN

Visite a Drogaria Castro Meira em Pedra Grande/RN

terça-feira, 14 de agosto de 2012

Barco de pesca some no mar do RN


Barco desaparecido é semelhante ao da fotografia acima
Amigos e familiares dos seis tripulantes do Barco de Pesca JEFERSON I - que desapareceu na madrugada de domingo estão ansiosos em busca de notícias de Dênis, Zé Manoel, Hominho, João Maria da Silva e Francisco - os dois últimos são irmãos. No Canto do Mangue, os companheiros de profissão tentam descobrir o que poderia ter acontecido, já que todos são  experientes.
"O último contato que mantive com eles foi no sábado de madrugada quando despachei as embarcações. Só sabemos o que foi passado pelo EMANUELLE no domingo e nada mais", disse Ubirajara Silva, cunhado de João Maria.

Todos eles são pescadores profissionais, estão na faixa etária de 30 a 50 anos. "A gente imagina várias situações, pode ter sido um buraco de onda - que é o espaço que fica entre uma onda e outra - poder ter sido uma batida com outro navio grande, as más condições do tempo... Só vamos saber quando o outro barco chegar", disse o mergulhador Juarez Rodrigues, que conhece todos os seis tripulantes.

A embarcação a qual ele se refere é a  EMANUELLE que estava próxima ao barco desaparecido. De acordo com a Capitania dos Portos, as duas embarcações estavam distante 4km uma da outra e a cerca de 200 km de Natal quando perderam o contato. "Pelas informações que os tripulantes da EMANUELLE nos deram, por volta das 20h30 um navio passou entre os dois barcos e depois disso não houve mais contato algum. Eles fizeram buscas e não tiveram nenhum sinal, nem da embarcação e nem dos tripulantes", explicou o capitão dos portos, o comandante Rodolfo Goes.

Ainda no domingo (12), a Marinha acionou a Comunidade Marítima local para apoio às buscas à embarcação. O navio Patrulha "Goiana" e uma avião da Força Aérea foram enviados até o local do desaparecimento. A chegada do Navio-Patrulha na área estava prevista para hoje à noite. Assim como a chegada a Natal dos tripulantes da embarcação EMANUELLE, mas até o fechamento desta matéria a Capitania dos Portos não possuía nenhuma nova informação.

A embarcação que naufragou tem aproximadamente 11 metros de comprimento e é feita de madeira. O casco é preto e superestrutura branca com uma faixa amarela de proa a popa. De acordo com os pescadores do Canto do Mangue não possuía bote salva vidas, apenas  boias com o nome da embarcação.

Segundo a Capitania dos Portos, nesta época do ano, em virtude dos fortes ventos é comum uma maior agitação do mar. Inclusive, a Marinha emitiu um alerta de ressaca até o próximo dia 15 de agosto quando poderão haver ondas de até três metros de altura. Por isso, é importante que qualquer embarcação verifique o material de segurança como boias, botes, geração de energia, bomba de esgoto.
*Fonte: Tribuna do Norte 

Nenhum comentário:

Postar um comentário