Visite a Drogaria Castro Meira em Pedra Grande/RN

Visite a Drogaria Castro Meira em Pedra Grande/RN

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Atividades disputam espaço em Galinhos/RN

Consórcio iniciou instalação de 35 aerogeradores sobre as Dunas do Capim, atrativo da região. Foto: FÁBIO CORTEZ/DN/D.A PRESS
Um cartão postal de belas dunas que faz do turismo a principal base de sustento de uma comunidade. Um clima privilegiado de ventos fortes que levam milhões em investimentos do setor de energia a uma cidade litorânea. Vocações natas do pequeno município de Galinhos, a 170 quilômetros de Natal, onde duas atividades econômicas consideradas estratégicas para o estado entraram em rota de colisão quando a população local se impôs contra a construção do parque eólico Rei dos Ventos I, do Consórcio Brasventos, sobre as Dunas do Capim, considerada o grande atrativo turístico da região. Sem acordo conjunto, o caso foi parar na Justiça, e ganhou um novo capítulo quando cenas de tratores abrindo espaço na areia passaram a compor o visual do cartão postal.
Cercada de águas, a península onde fica Galinhos é habitada por pouco mais de duas mil pessoas. Com as principais áreas de pesca perdidas após a instalação de um polo salineiro e uma empresa de carcinicultura nas décadas de 1980 e 1990, o município passou a apostar fortemente no turismo há alguns anos. Mais ou menos o tempo em que a cidade passou a receber empresas interessadas em gerar energia elétrica a partir dos ventos que passavam pela região. A convivência era de paz até os moradores tomarem conhecimento, em novembro do ano passado, que o consórcio Brasventos pretendia instalar os 35 aerogeradores do empreendimento Rei dos Ventos I justamente em cima das Dunas do Capim. Além do argumento do impacto ambiental, a comunidade teme a perda do "diferencial turístico" que a área representa.
Fonte: Diário de Natal

Nenhum comentário:

Postar um comentário