Visite a Drogaria Castro Meira em Pedra Grande/RN

Visite a Drogaria Castro Meira em Pedra Grande/RN

sábado, 13 de setembro de 2014

Raízes do Campo: um projeto para uso e conservação da natureza.

AMJUS iniciará projeto ecossocial na área rural de São Miguel do Gostoso apoiado pelo PPP-ECOS, Programa de Apoio à Pequenos Projetos Ecossociais, realizado em parceria pelo Instituto Sociedade, População e Natureza (ISPN) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), um Programa voltado a apoiar alternativas para conservação no cerrado e na caatinga.
O projeto foi criado para apoiar à comunidade do Paraíso através da sua associação comunitária com ações que otimize o processo de gestão da comunidade e da produção da farinha da mandioca gerando impacto ambiental positivo, de uso e conservação da caatinga, combinando o uso sustentável da sociobiodiversidade. O recurso aplicado provêm do Fundo para o Meio Ambiente Mundial (GEF). O projeto representa um benefício direto a de 60 famílias e, inicialmente, uma área de 80.000 hectares de floresta de caatinga conservada, dentro do município, por pequenos produtores sob uso sustentável. 

O projeto contribui para o desenvolvimento de alternativas de organização, produção e comercialização que melhorará a qualidade de vida dos comunitários, valorizando e preservando os recursos naturais e gerando conhecimentos para que a comunidade tenha acesso às políticas públicas, seguido de consultoria para a gestão da sua organização comunitária e da produção e comercialização dos produtos, incidindo inclusive num processo de desenvolvimento de turismo comunitário. 

Em termos práticos, a comunidade do Paraíso que tem como principal atividade econômica a produção e comercialização da farinha de mandioca, e nesse aspecto altamente prejudicada pelas condições precárias de realização do trabalho, terá sua casa de farinha reformada e adaptada e a manutenção de seus equipamentos, o que viabilizará um processo mais rápido e maior de preparação do produto e a comercialização direta sem atravessadores no mercado local e regional. 

Em contrapartida a comunidade já dialoga sobre a ecologia local e já vive o compromisso de fortalecer e ampliar as medidas de proteção e conservação de áreas da floresta de caatinga, bioma de grande riqueza ainda discriminado, contribuindo para a reserva de um dos biomas mais ricos do Brasil.

Publicidade
Visite a Drogaria Castro Meira em Pedra Grande/RN

3 comentários:

  1. Acho lindo o trabalho dessa ONG. Sempre muito organizados.

    ResponderExcluir
  2. Acho lindo o trabalho dessa ONG. Sempre muito organizados.

    ResponderExcluir
  3. O pessoal de ONG é sempre muito criativo e apesar de jovens são muito responsáveis. São Miguel do Gostoso e nossa região está de parabéns por um trabalho como esse.

    ResponderExcluir