Por Emanuel Neri
Está praticamente definida a participação do PT de São Miguel do Gostoso na coligação da candidata Fátima Dantas (PMDB). Dirigentes dos dois partidos já se reuniram, inclusive com a participação de membros do PT estadual. Os petistas estão definindo os últimos detalhes para embarcarem na campanha de Fátima.
Se isso se confirmar, a candidatura de Paulo Roberto (DEM) sofre um grande revés e corre o risco de ficar isolada na disputa pela prefeitura local. Paulo Roberto contava com a esperança de ter o apoio do PT. Hildemar Peixoto, principal líder petista regional, foi vice de Paulo na campanha derrotada de 2008.
Ocorre que, naquela época, Paulo concorria pelo PMDB, com quem o PT é aliado no governo federal. Como Paulo foi para o DEM, o PT se afastou dele. O PT nacional aprovou resolução em que o partido não pode se aliar, em qualquer eleição, com o DEM e o PSDB. Com isso, o DEM pode ficar a ver navios, totalmente isolado.
É que outro partido com quem o DEM pretende se aliar, o PSD, também é rompido com o DEM. E aí foi o próprio DEM quem decidiu não se aliar ao PSD, partido que nasceu de uma costela do próprio DEM, de quem tirou muitos deputados. Hoje os dois partidos são adversários em nível nacional e também no Rio Grande do Norte.
O presidente da Câmara Municipal de São Miguel do Gostoso, José Renato de Souza, é do PSD. Chegou-se a falar na possibilidade de Renato ser vice de Paulo. Com a briga entre DEM e PSD, isso dificilmente ocorrerá. Fala-se também de uma reaproximação de Renato com o prefeito Miguel Teixeira. Os dois estavam rompidos.
Miguel Teixeira, do PPS (na foto, de camisa escura, com seu grupo político), apóia Fátima Dantas, que é sua atual vice-prefeita. O vice de Fátima deve ser uma indicação sua. Na reunião com o PT, o nome de Hildemar chegou a ser cogitado para vice. Mas a escolha do vice ainda passará por outras discussões, nas quais Miguel Teixeira terá peso nesta decisão.
Com o apoio do PT, a candidatura de Fátima Dantas consolida-se no quadro eleitoral local, já que os petistas são a terceira força política de São Miguel do Gostoso. Fátima deve ter também o apoio de outros partidos menores, como PPS, PC do B e PSB. A eleição será em outubro. Mas, até lá, muita coisa ainda poderá acontecer.
Blog Balacobaco
Nenhum comentário:
Postar um comentário