A noite desta quarta-feira em Natal - RN foi marcada pelo protesto contra o aumento da tarifa de ônibus, a famosa #RevoltaDoBusaoNatal.
A SEMOB aprovou semana passada o aumento do valor da passagem, que deve subir de R$ 2,20 para R$ 2,40 nesta segunda, 18/05/2013.
O protesto pacífico foi organizado durante a semana pelas redes sociais e iniciou-se ao lado do Shopping Via Direta, às 17hs, interditando a BR 101 e seguindo em direção ao Midway Mall.
Os manifestantes fecharam o cruzamento das avenidas Bernardo Vieira e Salgado Filho (Midway Mall) por volta das 19hs, sendo registrado, então pela ViaCertaNatal.com o recorde histórico de 100km de engarrafamento em Natal (na avenida Salgado Filho/BR101).
Em seguida os manifestantes iniciaram o caminho de volta ao Via Direta. A partir de então o Batalhão de Choque da PM entrou em ação tentando dispersar o movimento com balas de borracha e gás lacrimogêneo. A população seguiu sem revidar (como mostra o vídeo), dispersando-se e reagrupando-se em seguida.
Neste momento (como mostra o vídeo) dois estudantes que estavam distantes do grupo foram violentamente jogados ao chão e presos.
O protesto chegou ao Via Direta e permaneceu até por volta das 21hs.
Registros da PM: 2 estudantes feridos e presos.
--
Relembrando 2012:
Em setembro de 2012 os protestos #RevoltaDoBusaoNatal obtiveram êxito em duas etapas:
A primeira onda de protestos surgiu após o aumento de 2,20 para 2,40 e levou a SETURN a revogar o aumento (o valor de 2,20 permanece até hoje).
A segunda onda de protestos iniciou-se quando foi desativado o sistema de integração entre linhas de ônibus (benefício que permite ao cidadão pegar duas linhas pagando uma só passagem). Com a segunda onda de protestos, a SETURN reativou a Integração.
Fontes: BlogdoBG.com.br, www.fb.com/TodoNatalense, ViaCertaNatal.com, G1.com.br e manifestantes presentes no local via redes sociais.
Por: J. Teixeira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário