Visite a Drogaria Castro Meira em Pedra Grande/RN

Visite a Drogaria Castro Meira em Pedra Grande/RN

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

ECONOMIA: Somos a sexta economia do mundo? O que isso realmente significa?


Dados do jornal inglês The Gardencolocam o Nação brasileira como a sexta economia do mundo superando a economia do Reino Unido. Segundo o jornal, a crise bancária de 2008 e a subsequente recessão deixou o Reino Unido no sétimo lugar em 2011, atrás da maior economia da América do Sul, que cresceu rapidamente no rastro das exportações para a China e Extremo Oriente.

Não resta dúvida que isso é um avanço. Mas na verdade os dados econômicos analisados friamente escondem uma dura realidade nossa. O Brasil 84ª Índice de desenvolvimento humano, temos uma população onde 30% vivem abaixo da linha da pobreza, some-se a isso, a mão de obra desqualificada por uma educação deficitária, grande concentração de renda, autos impostos que pagamos em tudo, a corrupção alarmante que assola as intuições publicas, enfim, se formos analisar aqui a tecnologia, o desenvolvimento, a industrialização, possivelmente o Brasil estaria em situação mais desfavorável ainda.

Se formos levar em conta o conjunto da obra estamos longe de nos compararmos ao Reino Unido. O Brasil precisa de muito, mas muito mesmo para poder fazer de fato uma comparação mais real aos países mais ricos da terra, mesmo sendo a sexta economia do planeta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário