Visite a Drogaria Castro Meira em Pedra Grande/RN

Visite a Drogaria Castro Meira em Pedra Grande/RN

terça-feira, 12 de março de 2013

Uso de marambaias no litoral de Touros é denunciada pela NUMAR.


Os pescadores do litoral norte encontraram uma nova forma, proibida, de capturar a lagosta. É o que eles chamam de marambaia, um nicho artificial colocado no mar para atrair o crustáceo. A armadilha pode ser feita com qualquer material, mas a “moda” agora é usar tambores de produtos tóxicos. A ONG NUMAR (Núcleo de Meio Ambiente Renovável) denunciou esta pratica no litoral de Touros, segundo a NUMAR é constante a chegada de caminhões carregados de tambores ainda sujos de produtos tóxicos, como foi identificado no ultimo dia 20/02 na praia de cajueiro. 
O problema é considerado grave pelos especialistas no assunto. “Se alguma lagosta contaminada por esses tambores chegar aos Estados Unidos, acaba com a exportação de qualquer produto que venha do mar brasileiro”, alerta a ONG.

É com o compressor que os pescadores mergulham para depositar a marambaia no mar e também para retirar a lagosta. O uso do instrumento proibido gera uma disputa desleal com os pescadores artesanais. “Um barco de compressor com marambaias, em dois dias de trabalho, pesca o tanto que um barco a vela captura o ano todo.


Falta de fiscalização aumenta ainda mais a prática de uso da marambaia no litoral potiguar e chega no município de Touros.
 
Touros em foco

Nenhum comentário:

Postar um comentário