Visite a Drogaria Castro Meira em Pedra Grande/RN

Visite a Drogaria Castro Meira em Pedra Grande/RN

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Abalos Sísmicos - Tremores de terra na região de Pedra Preta

Figura 1: Mapa de localização epicentral. O epicentro é denotado pela estrela vermelha. Os triângulos vermelhos indicam as estações de Riachuelo (RCBR) e de Pedra Preta (ACPP).

Na última terça-feira dia 11, e ontem, dia 12, ocorreram vários tremores na região de Pedra Preta-RN. Os eventos de maior magnitude ocorreram terça-feira, às 23:05 UTC (20:05 hora local), de magnitude 2.7, e ontem, às 18:06 UTC (15:06 hora local), de magnitude 3.0.

O mapa de localização epicentral é mostrado na Figura 1 a cima.


O registro do evento de maior magnitude pela estação de Riachuelo é mostrado na Figura 2, abaixo:
Figura 2: Registro do evento de magnitude 3.0 pela estação RCBR.
Segundo informações recebidas via telefone pelo Laboratório de sismologia da UFRN, tanto o evento de terça-feira (11) quanto o de ontem a tarde foram sentidos. Em particular, o evento de ontem foi sentido em Jandaíra.

A atividade sísmica nessa região teve seu início em dezembro de 2010 e, desde então, em várias oportunidades tem sido sentidos tremores pela população.

Fonte: LabSis/UFRN; USGS; RSISNE; INCT-ET
Joaquim Ferreira, Rodrigo Pessoa, Eduardo Menezes

Um comentário:

  1. OLHA MEU NOME É WASHINGTON MORO EM LAJES-RN, QUERO AQUI RELATAR O QUE ACONTECEU NA QUARTA FEIRAS DIA 12/09 PRECISAMENTE AS 15: hs E ALGUNS MINUTOS NÃO VERIFIQUEI OS MINUTOS, MAS QUERO DEIXAR O LEMBRETE DE QUE EU ESTAVA NA CASA DE MINHA AVÓ QUE FALECEU NESTE MESMO DIA, E ENTÃO TODOS QUE ESTAVAM NAQUELA CASA E O QUARTO SENTIMOS AS TELHAS SE MEXEREM E ONDE TINHA FIO PENDURADO, ALGUNS SE MEXERAM POUCA COISA, ENTÃO SE POSSÍVEL ALGUÉM FICAR DE OLHO TAMBÉM AQUI EM LAJES, POIS EU NUNCA VI COISA TÃO DIFERENTE, FOI COMO SE ALGUÉM PEGASSE UMA PÁ DE AREIA E JOGASSE EM CIMA DAS TELHAS UM BARULHO DE COISA RINGINDO, ATÉ O MAIS OBRIGADO, TENHO UM BLOG QUE VOU RELATAR ESSE ACONTECIMENTO TAMBÉM, link http://cabuginoticia.blogspot.com.br

    ResponderExcluir