Visite a Drogaria Castro Meira em Pedra Grande/RN

Visite a Drogaria Castro Meira em Pedra Grande/RN

sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

São Miguel do Gostoso: projeto incuba agência de turismo ecológico gerida por jovens empreendedores

A agência de ecoturismo denominada Gostoso Ecotur, é fruto de um projeto de empreendedorismo para jovens aliado às perspectivas da promoção do turismo sustentável e geração de renda realizado pela Associação de Meio Ambiente, Cultura e Justiça Social (AMJUS) em parceria com o Projeto Responsabilidade Social & Negócios do Sebrae RN, em São Miguel do Gostoso/RN.
alt
Alguns jovens empreendedores - Foto: Heldene Santos
alt
O projeto teve início em maio de 2012 quando, por iniciativa de alguns jovens junto a AMJUS, buscaram chegar até o SEBRAE uma proposta de realização de um projeto que contribuísse para inserir jovens no mercado do turismo local, mas como empreendedores. Dessa forma AMJUS e SEBRAE estabeleceram um acordo de resultados que, após dezoito meses de consultorias, cursos e oficinas realizados pelas instituições, cria-se nesse momento o empreendimento coletivo que será uma empresa de passeios ecológicos e serão os 15 jovens seus sócios-proprietários.
O serviço da agência é de condução de grupos de turismo. Eles vendem os pacotes prontos para diversos roteiros de ciclo turismo, trilhas, caminhadas e cit. tour cultural. Nos pacotes de ciclo turismo, por exemplo, já estão inclusos a disponibilidade das bicicletas, equipamentos de segurança, orientações de segurança, o lanche e informações históricas, culturais da cidade e educação ambiental, como sobre a vegetação nativa e espécies como tartarugas marinhas, sempre sendo os grupos acompanhados por dois condutores, jovens capacitados pelo projeto.
Na gestão do empreendimento pelos jovens, eles se organizam em funções, tendo entre eles os responsáveis pelo setor administrativo, setor financeiro, recepção, marketing e condutores de grupos de turismo. Ainda no contexto de empreendimento social, após seu período de incubação, o Gostoso Ecotur virará empresa e seguirá autonomamente na consolidação do seu sucesso e como um modelo de promoção de justiça social e turismo sustentável.
"Esse projeto é de grande importância pra mim porque com ele aprendemos a trabalhar muito mais em equipe, aprendemos ser empreendedores e com a agencia podemos futuramente até contribuir para gerar empregos na cidade", diz Irene Lima, uma das jovens empreendedores. Para o jovem Rodrigo Ribeiro “... Está sendo uma grande experiência que nos ajuda a desenvolver a capacidade de empreendedor, saber conviver e trabalhar em grupo, ganhar experiência profissional, desenvolver o potencial e mostrar que somos capazes de termos nosso próprio negócio. Não falo só por mim, mas também por todos que estão engajados no projeto", diz Rodrigo.
Os produtos construídos com a consultoria do SEBRAE (roteiros) foram batizados pelos jovens com nomes bem sugestivos, sempre fazendo ligação ao nome da cidade, como: Gostosão, Gostosinho, Mais que Gostoso e City tour Gostoso! Cada produto foi preparado com um conjunto de atividades surpresas para serem oferecido a grupos de 6 a 8 turistas. Esse serviço é realizado, inclusive, em parceria com empresas locais que recomendam aos seus clientes como alternativas de entretenimento na região.

Para a realização do empreendimento para os jovens a AMJUS teve o apoio da Empresa CPFL Renováveis, através de uma seleção de projetos chamados por edital no primeiro semestre de 2013, através do qual captou uma recurso no valor de quarenta mil reais. A Ecotur está instalada num salão da ONG, um local cedido para o projeto pelo cineasta italiano Franco Ferioli, localizado na Rua Praia da Xêpa, 128-B, Centro de São Miguel do Gostoso/RN, Contatos para agendamentos ou informações sobre os serviços: (84) 8111-3129/9212-6238.
Publicidade

Um comentário:

  1. É muito interessante o trabalho dessa ONG em São Miguel do Gostoso. E o mais interessante é que foi criada por uma turma de lá mesmo! Uma iniciativa de uns jovens há uns 5 anos atrás. Fazem um trabalho maravilhoso.

    Márcia

    ResponderExcluir