Visite a Drogaria Castro Meira em Pedra Grande/RN

Visite a Drogaria Castro Meira em Pedra Grande/RN

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Mossoró/RN comemora 142 anos de emancipação política.

Mossoró foi desmembrado da província de Assú em 15 de março de 1852 pelo Decreto Provincial nº 246 e, em 9 de novembro de 1870, foi elevada à categoria de cidade. O município, que hoje desponta como um dos mais promissores do Nordeste, possui uma rica história, que começa na segunda metade do século XIX.

Entre 1862 e 1870, período que o historiador Raimundo Nonato chamou de “Ciclo Áureo do Negociante Estrangeiro”, passou por grande expansão comercial.

Segundo o historiador Geraldo Maia, a pecuária não produzia mais riqueza, devido às permanentes estiagens, e Mossoró se adaptou muito bem ao novo período econômico da região, mais mercantil.

Em 1867, o suíço Johan Ulrich Graff, trazido pelas mãos do Vigário Antônio Joaquim – então Deputado Provincial – instalou a Casa Graff, referência no comércio da região. Vieram também grandes comerciantes do Ceará, embalados pelos negócios crescentes na “Praça de Mossoró”.
“O desenvolvimento foi tanto que Mossoró tornou-se empório comercial do sertão potiguar”, ressalta Maia.

Desde então, se sucederam diversas especializações econômicas que garantiram a sua condição de centro regional para onde convergem pessoas de regiões vizinhas. Seu processo histórico apresentou diversas especializações: além da pecuária e empório comercial, extração mineral, agroindústria, extração de petróleo e fruticultura irrigada.

Atualmente, Mossoró cidade faz parte de um dos fenômenos econômicos mais amplos do país: a expansão do consumo no interior, e passa por grande desenvolvimento. Desde o início desta década, o PIB – soma das riquezas – da cidade e a renda média dos habitantes duplicou e a criação de empregos triplicou, tornando-se uma das cidades mais atraentes para investimentos do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário