Domingo(15), ocorreu um novo tremor de terra em Pedra Preta-RN. O evento, de magnitude 2.8, ocorreu às 18:04 UTC (15:04, hora local) e foi sentido, segundo informações de Rodrigo Melo.
A atividade sísmica em Pedra Preta vem se mantendo constante, com períodos de maior e menor atividade, desde dezembro de 2010. O epicentro do sismo de domingo(15), levando-se em conta os erros de determinação epicentral, pode ser considerado como tendo ocorrido na mesma falha que os eventos de 2010, ou seja, a chamada Falha de Cabeço Preto continua ativa desde que foi detectada em 2010.
O monitoramento da atividade vem sendo feita pelo acelerógrafo ACPP, adquirido pelo projeto RSISNE (Petrobras/UFRN/FUNPEC) e instalado com recursos do INCT-ET, que visa determinar a aceleração o mais próximo possível do epicentro. Os dados de aceleração vêm sendo utilizados para determinar um modelo de decaimento da mesma em função da distância, que está relacionado ao tema do trabalho de conclusão de curso (TCC) do bolsista do PRH22/ANP Renato Dantas.
Fonte: LabSis/UFRN
Nenhum comentário:
Postar um comentário